Unidade Hospitalar +55 19 3519-3829
Unidade Ambulatorial +55 19 3733-1111

Exames

Ecocardiograma

Ecocardiograma com Doppler Colorido

O ecocardiograma é um ultrassom do coração, no qual é possível caracterizar as diversas estruturas cardíacas e parte dos seus principais vasos sanguíneos, além de também avaliar todo o seu funcionamento, auxiliando assim no diagnóstico e também no acompanhamento de inúmeras doenças e tratamentos relacionados ao sistema cardiovascular. Este exame permite determinar as características estruturais do coração pela avaliação da sua anatomia e as características funcionais, como a força de contração dos ventrículos ou ainda das valvas cardíacas, através da passagem do fluxo de sangue por estas estruturas, correlacionando com possíveis sopros cardíacos, por exemplo. Pode-se também constatar a presença de cicatrizes de infarto ou outras doenças que comprometam a contratilidade do músculo cardíaco ou ainda detectar a presença de tumores ou coágulos dentro do coração.

Ecocardiograma com Esforço Físico

Técnica de diagnóstico que utiliza o esforço físico, sob supervisão médica, para evidenciar alterações cardiovasculares gerais e da contração miocárdica segmentar do ventrículo esquerdo ausentes no ecocardiograma em repouso.
É também indicado em pacientes com doenças do músculo ou valvas do coração.
O exame deve ser evitado por pacientes com hipertensão arterial importante ou descontrolada, estenose aórtica grave, arritmias não controladas, fase aguda de infarto do miocárdio ou angina instável.

Ecocardiograma com Estresse Farmacológico (Dobutamina)

O exame consiste na realização de um ecocardiograma associado à administração endovenosa de dobutamina, um medicamento que aumenta a frequência cardíaca e força de contração do coração. A principal indicação é simular um estresse físico, particularmente nos indivíduos com dificuldade para realizar exercícios físicos por limitação ortopédica ou neurológica.

Ecocardiograma Transesofágico

Aguardando conteúdo.